quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nasce o Comando Nacional de Greve Estudantil : Marcha em Brasília unifica as greves estudantis em uma só!


Informativo – Estudantes em Greve
Brasília, 6 de junho de 2012


Mais de 15 mil na Marcha em Brasília

No dia 5 de junho, foi realizada a Marcha em Brasília. Contando com a presença de mais de 15 mil pessoas, entre servidores federais (professores e técnico-administrativos) e 
estudantes, a Marcha foi uma grande vitória. 

Em primeiro lugar, porque permitiu uma articulação do movimento estudantil com os servidores que também estão em greve, como os professores das IFES, desde do dia 17 de Maio, atingindo já 49 instituições, e os técnico-administrativos com indicativo para o dia 11 de junho.
Em segundo lugar, porque permitiu aglutinar cerca de 2 mil estudantes, que estão construindo fortes greves e processos de mobilização em diversas universidades e institutos federais. Com muita empolgação e disposição de luta, a Marcha foi marcada pela irreverência e força da juventude, cantando palavras de ordem, carregando faixas e cartazes com suas reivindicações.

Repressão e falta de diálogo no Ministério da Educação

Os estudantes terminaram a manifestação em um protesto em frente ao Ministério da Educação, denunciando a falta de avanços na negociação com o ANDES-SN na reunião que foi realizada pela manhã. E exigindo que os estudantes fossem recebidos para abrir o processo de negociação com o Comando Nacional de Greve dos Estudantes. Repudiamos a atitude da polícia, que com muita truculência, reprimiu com cassetetes, spray de pimenta e armas de choque o protesto dos estudantes, deixando feridos.

Caminhando juntos para unificar as lutas


Em seguida, foi instalada a Plenária de Brasília. Uma reunião com representantes dos Comandos de Greve Locais decidiu sobre a metodologia de funcionamento da Plenária. Foi eleita uma Mesa de Coordenação e realizado um debate sobre “Greve, Comando Nacional e Calendário Unificado”. Cada Comando Local teve direito a voz para colocar suas propostas, e em seguida foi encaminhado por unanimidade um Calendário Nacional de Lutas, um Manifesto da Plenária de Brasília e pautas de reivindicação, além da construção do Comando Nacional de Greve dos Estudantes, com os seus critérios de funcionamento e a primeira reunião marcada para o dia 18. Também foi aprovada uma reunião do comando provisório a ser realizada no dia 6 de junho na UnB com o intuito de executar os encaminhamentos da Plenária.
Após o dia 5 de junho, com a realização da Marcha e da Plenária de Brasília, o movimento grevista que se alastrou pelo Brasil como uma verdadeira onda deu um importante passo para o seu fortalecimento nacional. Foi possível construir uma importante unidade e uma primeira articulação nacional, que dá as bases para transformar cada greve local em uma só greve de todo país, rumo a “greve geral em toda a federal!”.

Veja as 40 universidades que estavam presentes:


- UFAM
- UNIFAP
- UFPA
- UFRA
- UFOPA
- UNIR
- UFPI
- IFPI
- UFPB
- UFPE
- UFCG
- UFRPE
- UFAL
- UFS
- UFBA
- UFT
- UFMT
- UFG
- UnB
- UFTM
- CEFET/MG
- UFOP
- UFVJM
- UFU
- UFV
- UFJF
- IFET/JF
- UFSJ
- UFLA
- UNIFAL
- UFPR
- UFSM
- UNIPAMPA
- FURG
- UNIFESP
- UNIRIO
- UFF
- UFES
- UFRRJ
- UFRJ



Brasilia, 06 de Junho de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário