quinta-feira, 26 de julho de 2012

Greve de Estudantes será negociada em reunião do MEC com o Comando Nacional de Greve Estudantil no dia 31 de julho

O CNGE não reconhece que a comissão criada pelo MEC com a UNE negocie a GREVE!

O Comando Nacional de Greve Estudantil, reunido na manhã de quarta-feira dia 25, discutiu novos fatos em relação à negociação da Pauta Nacional Estudantil da greve. Depois de muita pressão, representantes do MEC nos ligaram informando sobre uma nova reunião de negociação com o CNGE para acontecer na próxima terça-feira, dia 31 de julho, a data que havia sido dada pelo governo como prazo final para negociar com as categorias. Isso é mais uma prova da força da nossa greve. O CNGE exige que também o MPOG esteja presente nesta reunião.

Quem negocia a GREVE é o Comando de Estudante!

Combinado a isso, através de veículos de imprensa e outros informes, recebemos a notícia de que a Comissão com o MEC e a UNE, montada no dia 26 de junho para acompanhar as pautas que foram apresentadas pela entidade ao governo, seria instalada com a presença de seis membros, sendo dois representantes da UNE, dois do ANDIFES (representação das reitorias) e dois do próprio MEC. Através deste Informativo, o CNGE faz um novo alerta aos estudantes.
O conjunto da Pauta Nacional Estudantil foi acumulado através de diversas assembléias de base, contando com a participação de centenas de estudantes, que votaram seus representantes para a o Comando Nacional levando o debate das suas bases. Através deste acúmulo, de forma democrática chegamos a nossas consignas gerais e pautas concretas para a GREVE. No Informativo número 03 o CNGE denunciou que as pautas apresentadas pela UNE ao Ministério da Educação não eram as pautas da greve. A avaliação do CNGE é que o governo montou essa comissão com o intuito de deslegitimar o Comando e desmobilizar a nossa greve. Por isso, a posição do CNGE aprovada em reunião é que essa comissão não poderá e nem deve negociar a GREVE! Acreditamos que dessa reunião qualquer avaliação que saia sobre o REUNI, as políticas educacionais do governo federal e as pautas estudantis não representará o acúmulo do CNGE, que reflete as denúncias e deliberações das assembléias locais.

Pra avançar a negociação, é hora da radicalização!

Por outro lado, já começamos a organizar a reunião de negociação do CNGE com o MEC, que será no dia 31. Seguiremos exigindo a presença também de representantes do MPOG - Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – nessa reunião, já que pautas como a exigência do reajuste do valor das bolsas e do aumento para R$2 bilhões de reais para a assistência estudantil passam diretamente pelo orçamento do governo. O CNGE deliberou por uma vigília na porta do MEC da noite do dia 30 para o dia 31.
Agora, mais do nunca, é preciso que o movimento estudantil RADICALIZE! Essa é a Semana Nacional de Mobilização, pautada pela Radicalização, aprovada na última reunião ampliada do dia 19 durante o Acampamento na Esplanada dos Ministérios. Já temos alguns informes importantes, como a Ocupação do Canecão pelos estudantes e DCE da UFRJ, além do bloqueio do CPD da UFSM. É preciso que essas ações sejam tomadas como referência, e articulados com os técnico-adminstrativos e professores, e que os estudantes pressionem ainda mais o governo para atender as nossas reivindicações!


Fonte: Comando Nacional de Greve Estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário