sexta-feira, 29 de junho de 2012

10% do PIB para educação pública já! mais verba pública para outro projeto de educação

No último dia 26 a comissão especial do Plano Nacional de Educação aprovou a versão final do projeto, que para ser validado deve ainda passar pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A comissão votou a inclusão na meta 20 da destinação de 10% do PIB para a educação, a ser atingido 7% em 2018 e 10% em 2023. O projeto ainda não foi aprovado no Congresso Nacional. O Comando Nacional de Greve Estudantil, com o seu quarto informativo, vem se posicionar sobre o significado deste fato político para a nossa greve.

Há tempos que o governo vem apresentando o projeto com um patamar de investimento entre 7 e 8%. O fato da comissão especial do PNE aprovar o projeto agora com os 10% só se explica pela enorme pressão que a greve da educação vem fazendo. Não é uma mera coincidência. O próprio ministro da educação Aloizio Mercadante, após a aprovação pela comissão, fez uma declaração dizendo ser “difícil atender a meta dos 10% do PIB”. Se nem o ministro enxerga a possibilidade real de atingir esse patamar, fica claro que o objetivo do governo em aprovar essa medida é desarticular a greve criando uma armadilha para o movimento grevista, tentando dividir e deslegitimar a greve. Depois de sentar com a direção da UNE para negociar e negar o atendimento dos pedidos do CNGE para abrir negociação, o governo apresenta uma clara tentativa de confundir os estudantes e desmobilizar nossas forças.

Após aprovar como resolução do CNGE, na reunião do dia 18 de junho, uma posição contrária ao PNE do governo federal, queremos reafirmar categoricamente: este PNE vai na contramão da pauta de reivindicações do movimento grevista. Mesmo com 10% do PIB, as metas que apresenta o PNE do governo não contemplam a solução dos problemas da educação brasileira. É preciso ir muito além de uma simples questão do aumento de verbas, uma vez que o PNE se furta em debater o caráter da educação e seu papel na sociedade, reforçando sua estreita vinculação às demandas do mercado.

A lógica que orienta diversas metas do PNE é a transferência de verbas públicas para instituições privadas, através de medidas como o PRONATEC e o FIES. O PNE incorpora os principais projetos educacionais do governo federal dos últimos anos, portanto aprofunda o modelo educacional que vem sendo questionado por essa mesma greve como, por exemplo, as metas do REUNI. Ainda assim, tal projeto prevê o aumento dos 10% do PIB somente para 2023! A educação não pode esperar, a necessidade de um maior investimento é JÁ. Ou seja, as dezenas de greves de estudantes, servidores e professores(as) que se espalharam pelo país e suas demandas chocam-se frontalmente com as propostas deste famigerado projeto. A greve da educação é contra o Plano aprovado pela comissão especial!

É por isso que o movimento grevista seguirá com força para ampliar suas conquistas locais e nacionais, aprofundando as discussões em torno de suas reais demandas. A conquista do investimento imediato de 10% do PIB para a educação pública será nas ruas! Entendemos que um novo projeto de educação não será construído em reuniões de gabinetes com parlamentares, e nossa principal resposta à armadilha criada pelo governo federal, com o apoio da direção da UNE, é na luta! Portanto, é preciso opor este Plano Nacional de Educação aprovado pela comissão especial a um Plano construído pelos movimentos estudantil, docente e dos técnico-administrativos, que se oriente pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, voltada as demandas dos trabalhadores, e que condense as pautas de reivindicação da greve. O caminho apontado pelo CNGE é fortalecer ainda mais a greve da educação, realizando um grande dia nacional de mobilização com o 3-J, aumentando a pressão estudantil nas universidades, construindo fortes assembléias que elejam na base representantes para o Comando Nacional, e que estes venham a Brasília, compor o CNGE.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atualização das Universidades em Greve

 Das 59 Universidade Federais do país, 56 estão em greve!


1.UNIVERSIDADE DE BRASILIA
2.UNIVERSIDADE DE INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA
3.UNIVERSIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO
4.UNIVERSIDADE FEDEAL DO PIAUI
5.UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
6.UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
7.UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
8.UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
9.UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
10. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
11. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
12. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
13. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
14. UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
15. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
16. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
17. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
18. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
19. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA
20. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
21. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
22. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
23. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (Sorocaba e Araras)
24. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REY
25. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
26. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
27. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA
28. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
29. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
30. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
31. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
32. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMZONAS
33. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
34. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
35. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
36. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
37. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
38. UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
39. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
40. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA
41. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
42. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVAO DA BAHIA
43. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
44. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
45. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
46. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
47. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO
48. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
49. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
50. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA
51. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
52. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
53. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO
54. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (Três Lagoas)
55. UNIVERSIDADE LUSO-AFRO-BRASILEIRA
56. UNIVERSIDADE TECONOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ




INFORMES DA HORA - Reunião do CONSUN

A atividade de ocupação do Campus Tapajós continua. Agora a tarde vão rolar os jogos de tabuleiro sob responsabilidade dos técnicos administrativos, e tá rolando também uma oficina de ritmos amazônicos no "alojamento estudantil" da UFOPA.
Ainda a pouc, descobrimos que estava começando mais uma reunião do CONSUN ilegítimo da UFOPA. Representantes do comando de greve estudantil, docente e dos técnicos foram até a sala de reuniões para tentar participar da reunião e, mais uma vez, as categorias legitimamente organizadas, foram impedidas de participar dos espaços de decisão da universidade.
Após negociação, um representante de cada categoria foi indicado para participar da reunião somente como ouvintes (sem direito a voz e voto). A reunião está começando nesse momento... Aguardem as cenas do próximo capítulo!

INFORMES DA HORA - E depois da sopa...

Rola um carimbó... 







INFORMES DA HORA - Sopão da Greve

Não tem Restaurante Universitário?! É Sopão!!






INFORMES DA HORA - Fotos do Ato no Campus Tapajós

Árvore do SEIXAS 

Portões da UFOPA Tapajós fechados

Portões Fechados na UFOPA Tapajós

Café da Manhã da Greve

Não tem moradia estudantil??!! O jeito é atar redes!!!

"Alojamento Estudantil" da UFOPA



INFORMES DA HORA

Os servidores do INCRA, que também estão em greve, estão nesse momento aqui no nosso ato na UFOPA Tapajós, dando apoio ao movimento grevista da UFOPA e socializando suas pautas específicas de  reivindicação.


Café da manhã na Barraca da Greve


Todas as categorias em greve, unidas!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Evidências e fatos que materializam a precarização e os indícios de irregularidades nas contas da UFOPA

No dia 04 de junho de 2012, uma comissão de representantes dos comandos de greve da UFOPA (docentes e estudantes) se reuniu com o Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Lins, em Brasília onde expuseram as reivindicações do movimento grevista da Universidade.
Na ocasião, o Diretório Central de Estudantes (DCE) protocolou documentos sobre os indícios de corrupção e irregularidades nas contas da gestão Seixas Lourenço, documentos estes que já foram encaminhados ao Ministério Público Federal para apuração das denúncias (veja aqui). O Sindicato dos Docentes da UFOPA (SINDUFOPA) protocolou um dossiê intitulado “PRECARIZAÇÃODAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ –UFOPA”, com documentos sobre a precarização do trabalho docente, assédio moral/perseguição, quebra de autonomia docente e sobrecarga de trabalho e irregularidades administrativas.
O Dossiê do SINDUFOPA consta de mais de 40 documentos que comprovam as denúncias feitas pelo sindicato, entre eles, e-mails de membros da administração superior onde fica clara a tentativa de intimidação e prática de assédio moral na Universidade.

Abaixo, reproduziremos parte do documento do SINDUFOPA, o documento completo pode ser visto aqui.
Os documentos comprobatórios estão disponíveis nos links:

PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA
SANTARÉM-PA - JUNHO/2012
SINDUFOPA S. Sind – ANDES-SN
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará

PARTE I - Breve descrição de evidências e fatos que materializam as precárias condições de trabalho docente na UFOPA

1 - ASSÉDIO MORAL/ PERSEGUIÇÃO
A Administração superior vem retaliando e perseguindo diversos professores(as) críticos(as) com o modelo acadêmico imposto e com a gestão desta Reitoria Pro-Tempore, caracterizada pela sua natureza arbitrária, pouco transparente e antidemocrática. Eis aqui algumas evidências e fatos comprobatórios:

1.1 - Em 15 de novembro de 2010, ex- Diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e atual assessora especial do Reitor Pro-Tempore, Dra. Dóris Farias, em mensagem “exclusivamente para seus docentes” sugere às “pessoas contrárias ao modelo acadêmico imposto” saírem da unidade acadêmica (CFI) e inclusive da Universidade (anexo 01). Apesar do teor ameaçador da mensagem, a partir dessa data, a Direção do CFI não facilitou nenhuma remoção de professores para outras unidades acadêmicas da instituição (ver cópias de remoções denegadas do Prof. Ricardo Scoles, anexos 03, 04 e 21).

1.2 - Em 17 de dezembro de 2011, a professora Dra. Dóris Faria, ex- Diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e atual assessora especial do Reitor Pro-Tempore, em resposta a solicitação de remoção do Prof. Dr. Ricardo Scoles, protocolada esta o 17 de novembro de 2010 (anexo 02), desqualifica o docente repetidas vezes a longo do texto (exemplos: anexo 03: “parece um ato de loucura ainda haver que afirme tal disparate!”; anexo 22 e 22b: “fica óbvio que não podemos ver em si qualquer interesse em promover alguma melhoria em nosso centro, jamais tivemos de si alguma ação ou atitude que fosse mais construtiva”)

1.3 - Em Janeiro/2011, E-mail da Profa. Doris Farias, ex- Diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e atual assessora especial do Reitor Pro-Tempore, desqualifica publicamente docentes da UFOPA de forma altamente agressiva: “só mesmo a reação local poderá calar estas bocas cheias de vermes, estas mãos tão inúteis, estas idéias tão mofadas!” (anexo 05)

 1.4 - Em marco/2011, após manifestação estudantil durante a Aula Magna, ocorre a instauração de Processo Administrativo Disciplinar - Portaria nº 1.011, de 19/03/2011 (anexos 06 e 07) para processar o Prof. Dr. Gilson Costa (segue defesa do docente indiciado protocolada na UFOPA, anexo 08). Também foi processado o técnico administrativo Wallace Carneiro de Sousa. Tais processos culminaram na advertência do docente e do técnico.

1.5 - Pedagogia do medo: Por conta também da manifestação na Aula Magna/2011, a reitoria da UFOPA instaurou processos contra aproximadamente 40 estudantes (anexos 09, 10, 11, 12, 13).

1.6 - Após instauração dos PADs, os docentes da UFOPA, reunidos em assembleia, solicitam invalidação da Portaria 11.011. (anexo 14). Tal solicitação foi negada pela Administração Superior.

1.7 - Em setembro/2011, o ANDES-SN divulga matéria sobre “assédio moral na UFOPA” (anexo 15).

1.8 - E-mail de Convocação da Direção do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) do dia 28 de fevereiro de 2012 destinado à Profª Márcia Saraiva solicitando comparecimento no local de trabalho e insinuando, desrespeitosamente, desaparecimento da servidora do local de trabalho (anexo 16). É importante ressaltar que tal convocação se deu no contexto em que a professora estava solicitando antecipação da Licença Maternidade. Profª Márcia Saraiva é Diretora do Sindicato e já sofreu várias ações de assédio moral e retaliações por parte da Direção do CFI. Em carta pública dirigida a Comunidade Acadêmica da UFOPA, a profª Marcia Saraiva denuncia as atitudes desrespeitosas da Direção do CFI (anexo 17)

1.9 - Quatro professores do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) receberam notificação do parecer conclusivo do Primeiro Ano do Estágio Probatório (março 2012) quase quatro meses depois dos pareceres individuais (outubro 2011) e oito meses depois da autoavaliação realizada pelo servidor (julho 2011). As quatro avaliações tiveram pontuação baixa, apesar de que a Comissão de Avaliação não apresentou fatos comprobatórios que justificassem tais pontuações (anexo 18: cópia de uma das avaliações). Após solicitação de cópia do processo por parte dos professores, a Direção Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) da UFOPA retornou os pareceres para a Comissão de Avaliação por erros de forma, deixando o processo estagnado, inconcluso. Destaca-se que um dos professores recebeu avaliação final de 2,6 sobre 10 apesar de ter boas avaliações entre os discentes e ter publicado, nos últimos dois anos, quatro artigos científicos, dois deles em revista de alto impacto (Human Ecology; Forest, Ecology and Management; anexo 19: capa dos quatro artigos publicados pelo docente).

 1.9.1 – Segue também “Relatório de Assédio Moral de dirigentes da UFOPA sobre o servidor Gilberto César Lopes Rodrigues”: o professor descreve situações de assedio moral promovidas pela Sra. Dóris Santos de Faria (ex-diretora do Centro de Formação Interdisciplinar e atual Assessora Especial da Reitoria da UFOPA) e pelo Sr. Aldo Queiroz, Pró-reitor de Planejamento da Instituição (anexo20).

2 - PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE TRABALHO/ SOBRECARGA
A UFOPA é fruto do REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – ampliou no número de vagas ofertadas no Ensino Superior, mas não garantiu os recursos necessários para essa expansão. Assim, em muitas universidades federais faltam professores, espaços e equipamentos. Na UFOPA, a coisa não é diferente. Faltam espaços de trabalho para os docentes, alunos ainda estudam em espaços alugados/improvisados e a sobrecarga de trabalho passa a ser naturalizada. Evidências dessa situação:

2.1 - Em Dezembro/2011na “Carta de Esclarecimentos” (anexo 23), a Profª Fátima Matos, atual diretora do Centro de Formação Interdisciplinar CFI, revela em vários trechos a sobrecarga de trabalho docente na UFOPA e no PARFOR.
2.2 - Em Dezembro/ 2012, a diretoria da SINDUFOPA se reuniu com a Reitoria da UFOPA e exigiu melhoria das condições de trabalho (garantia da autonomia docente e espaços dignos de trabalho para todos os professores) por meio do Ofício nº 02/2011 (anexo 24). Até o momento nenhuma atitude concreta foi tomada pela Reitoria.
2.3 - Em janeiro/2012, a partir das várias denúncias feitas pela direção da SINDUFOPA, o ANDES – SN divulgou matéria em seu Site Oficial (www.andes.org.br) relatando a expansão precarizada das IFES da Região Norte (anexo25).

2.4 - Em Fevereiro/2012, na “Carta Aberta: trabalho precarizado no PARFOR” (anexo 26) a SINDUFOPA denunciou as precárias condições de trabalho docente no Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR. Essa carta foi também encaminhada ao Ministério Público Federal (anexo 43)

2.5 – Nos dias 12 e 13 de março/2012 – após aprovação em Assembleia Geral Docente – professores da UFOPA paralisaram suas atividades devido às precárias condições de trabalho as quais são submetidos na instituição. A pauta local de reivindicação dos professores foi amplamente divulgada (anexo 27).

2.6. Muitos docentes da instituição tem sobrecarga de trabalho e apresentam Planos Individuais de Trabalho (PIT) com carga horária que ultrapassa as 40 horas semanais, o que tem obrigado a estes servidores públicos a desenvolver as atividades de pesquisa e extensão os fines de semana (anexo 28: PIT de 2º semestre de 2011 de um docente com o computo de  61 horas semanais!).

3 - IRREGULARIDADES ADMINISTRATIVAS
Dois casos são emblemáticos dentro da UFOPA: 1) afastamento de servidor público federal para tratamento de saúde por meio de Laudo Médico Pericial Inverídico; 2) existência de professores que não são da Carreira de Magistério Superior Ministrando aulas na Universidade e assumindo cargos de direção.

3.1 - Em Dezembro/ 2011, a Diretoria da SINDUFOPA, reunida com a Reitoria da UFOPA, protocolou o Ofício nº 05/2011 (anexo 29), até o momento não respondido, que solicita esclarecimentos referentes a dois fatos relacionados ao Laudo Médico Pericial nº 0.081.342/2011 (anexo 30) que culminou na Licença para Tratamento de Saúde do Prof. Dr. Gilson Costa, docente lotado no Instituto de Ciências e Sociedade – ICS (anexo 31: Portaria 1.428, de 07 de dezembro de 2011; anexo 32: Mem. nº 1.205-2011-DGDP). No Ofício nº 05/2011, são estes os dois fatos apresentados:“FATO PRIMEIRO: O referido laudo informa que a perícia foi realizada em Belém-PA, no dia 03 de novembro de 2011. Entretanto, o docente afirma que nenhuma perícia foi realizada e que na referida data se encontrava na cidade de Santarém-PA. Considerando que um laudo pericial deve ser feito mediante presença do servidor, esta diretoria solicita esclarecimentos sobre o procedimento adotado por esta Instituição Federal de Ensino Superior para a realização da perícia oficial do prof. Gilson Costa. FATO SEGUNDO: No dia 12 de dezembro de 2011, via e-mail (anexo), o docente foi informado do “Cancelamento da Perícia”; diante disso, esta diretoria solicita esclarecimentos sobre o procedimento adotado pela instituição para o cancelamento da referia perícia médica oficial, visto que uma perícia somente pode ser cancelada após o servidor ser submetido a nova inspeção médica, que concluirá pela volta ao trabalho ou pela prorrogação da licença”

3.2 - Em Fevereiro/ 2012 a Diretoria da SINDUFOPA (anexo) encaminhou ofício nº 03/2012 (anexo 33) solicitando que da Reitoria a relação de professores da Educação Básica que estão exercendo funções na UFOPA. Em anexo, seguem pareceres nº 344/2007, 347/2007, 350/2007 e 351/2007 (respectivamente os anexos 34, 35, 36, 37a e 37b), do Procurador Federal Bernardino Ribeiro, que confirmam que “professores do magistério de primeiro e segundo graus não podem atuar como docentes do ensino superior sem aprovação e classificação em concurso público, nos moldes das disposições da Constituição Federal e da legislação vigente”. O ofício nº 03/2012 até o momento também não foi respondido.

3.3 - Em maio/2012, a Diretoria da SINDUFOPA solicitou, por meio do Ofício nº 13/2012 (anexo 38), impugnação da banca de Avaliação de Estágio Probatório I Etapa dos (as) docentes concursados Myrian Sá Leitão Barboza, Nelcilene da Silva Palhano, Ricardo Scoles e Rodrigo Canal, professores (as) do Centro de Formação Interdisciplinar- CFI, da UFOPA, que foram avaliados (as) por comissão composta por professora que não prestou concurso para a Carreira do Magistério Superior (Profª. Dra. Fatima Matos). Uma cópia desse ofício já foi encaminhada ao Ministério Publico Federal – MPF (anexo 39), juntamente com o parecer nº 350/2007 e a Instrução Normativa nº 8 (anexo 40), de fevereiro de 2011, que dispõe sobre o Procedimento de Avaliação do Estágio Probatório dos servidores Técnicos Administrativos em Educação e Docentes da UFOPA.

4 - QUEBRA DA AUTONOMIA DOCENTE
O modelo acadêmico da UFOPA tem intensificado o processo de precarização do trabalho docente, das relações acadêmicas solidárias e do ensino superior público. Evidências:

4.1 - Em Junho/2011 ocorreu a Divulgação da Carta “IDA: falso ou verdadeiro” (anexo 41), assinada por professores da Universidade, que questiona os processos avaliativos do Centro de Formação Interdisciplinar-CFI, bem como o próprio modelo acadêmico. Em anexo, normativa que regula o calculo da nota dos acadêmicos ingressos na UFOPA.

4.2 - Em novembro/2011 a Diretoria do SINDUFOPA divulgou nota de repúdio (anexo 42) reprovando a decisão de inutilização da disciplina “Formação Social, Política e Econômica do Brasil”, do Instituto de Ciências da Sociedade - ICS, divulgada pelo memorando 0235/2011, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEN/UFOPA (anexo 47).

Fonte: SINDUFOPA e DCE UFOPA

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Professores em greve apoiam greve estudantil na UFOPA


NOTA DE APOIO AOS ESTUDANTES EM GREVE
Nós, docentes em greve da Universidade Federal do Oeste do Pará, reunidos em Assembleia Geral realizada no dia 20 de junho 2012, apoiamos o movimento grevista dos alunos da UFOPA, entendendo que os mesmos seguem diretrizes nacionais do Movimento Estudantil com pauta própria e lutas específicas de sua categoria, mas também com pautas e lutas que são do conjunto das categorias desta instituição. Portanto, somos contrários a qualquer tipo de atitude de desrespeito ou coação à posição dos discentes de expressarem suas reivindicações.

Registramos também que, mesmo diante da nota divulgada pela Reitoria que determina que as aulas dadas no período de greve serão validadas, defenderemos de maneira veemente o direito de reposição de aulas para os(as) estudantes em greve, tomado como “direito líquido e certo”, inclusive, caso necessário, por meio de Mandado de Segurança, já recomendado pela assessoria jurídica da ADUFPA (veraqui).

Por fim, destacamos que tais atitudes, além de deslegitimar a decisão coletiva dos estudantes, tomada em assembleia, desrespeitam uma posição da categoria e se constituem como práticas impróprias em uma Universidade Pública, que deveria se distinguir pela liberdade de expressão e formação de sujeitos críticos.
ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES

Cine-Greve da UFOPA


Terça-feira, as 17h30min, no Campus Rondon, Auditório Wilson Fonseca, vai ser realizado o primeiro Cine-greve da UFOPA. Com a exibição dos filmes: "A rebelião dos pinguins" "Cronicamente inviável"

Sinopses:

A rebelião dos pinguinsDocumentário sobre o surgimento
e amadurecimento do movimento estudantil, que reuniu no Chile, mais de um milhão de estudantes contra o sistema vigente. Com protestos de rua e ocupações de colégios, “os pingüins”, como são conhecidos os estudantes secundaristas chilenos, por causa dos seus uniformes, assinalaram um caminho de luta. Filme do diretor Carlos Pronzato, ganhador do Prêmio Especial do Juri na XXXVI Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2009) e do Premio Internacional Roberto Rossellini, no Festival de Maiori, na Itália (2009)


Cronicamente inviávelTendo como pano de fundo a vida de seis personagens, Cronicamente Inviável mostra a árdua tarefa de sobreviver física e mentalmente em meio ao caos da sociedade brasileira; dificuldade esta que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. As situações abordadas têm como fio condutor um restaurante num bairro rico de São Paulo, cujo dono é um homem de meia idade, refinado e acostumado com as boas maneiras, mas ao mesmo tempo irônico e pungente. Um escritor que realiza um passeio pelo país, buscando compreender os problemas de dominação e opressão social. Um garçom que se destaca por sua descendência européia, aspecto físico, boa instrução e insubordinação. Uma rica carioca preocupada em manter o mínimo de humanidade na relação com as pessoas de classe mais baixa. Seu marido acredita na racionalidade como forma de tirar proveito da bagunça típica do Brasil. E a gerente do restaurante, uma pessoa cativante, com um passado encoberto pelas várias histórias que costuma contar para os amigos e os refinados clientes do restaurante. 
Prêmios:
- Classificado como um dos 10 melhores filmes brasileiros da década pela Folha de São Paulo - Caderno especial - 1999.
- Prêmio "Ambiente è Qualitá di Vita" - 53o Festival Internacional de Cinema de Locarno - Suiça - 2000.
- 1o Prêmio e Prêmio OCIC (Organisation Catholique Internationale du Cinéma) no III Festival Internacional de Cine y Video Sobre Desarrollo Humano, Buenos Aires, Argentina - 2000.
- 1o Prêmio da Crítica (em conjunto com "La Cienaga" de Lucrecia Martell) e 1o Prêmio do Público (em conjunto com "Coronación" de Silvio Caiozzi) - 19o Festival Internacional de Cinema do Uruguay - 2001
- Melhor Filme do Ano 2000 - Prêmio da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
- Vencedor do 3o Prêmio HBO do Cinema Brasileiro - 2000.
- Melhor Filme - Júri Popular - 5o Festival de Cinema de Maria da Feira Portugal - 2001.
- Melhor Filme e Melhor Direção - Júri Popular - Festival Sesc "Melhores Filmes de 2000" - São Paulo - 2001.



COMANDO LOCAL DE GREVE UNIFICADO DA UFOPA

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FUTEBOL DA GREVE

Os comandos de greve da UFOPA, em parceria com os servidores em greve do INCRA e setores do funcionalismo público em mobilização irão realizar nesta sexta O FUTEBOL DA GREVE!

Quando? 
Sexta-feira, 22 de junho
Que horas?
a partir das 8h00
Onde?
Clube da FUNASA
Quem pode participar?
Todo mundo!!






Veja o mapa para o clube abaixo :


Chame a galera, monte seu time ou venha só torcer... o importante é participar!






ANDES-SN solicita do ministro Mercadante apuração de denúncias na UFOPA

A diretoria do ANDES-SN protocolou esta semana no Ministério da Educação uma carta em que pede a apuração de denúncias contra o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, José Seixas Lourenço Filho. O pedido destaca dedos de memorial, organizado por professores da Ufopa, que aponta indícios de irregularidades administrativas praticadas pela reitoria da universidade, como a compra superfaturada de terrenos e equipamentos. “Considerando a gravidade da denúncia, solicitamos atenção desse ministério e celeridade na apuração dos fatos”, cobra a carta.

De acordo com o memorial, há indícios de superfaturamento, em cerca de R$ 1,8 milhões, na compra de 13 equipamentos de laboratórios. Também há problemas na aquisição de terrenos pela Universidade. Um deles encontra-se em litígio com a Prefeitura Municipal de Santarém, que o havia desapropriado por um valor de R$ 300 mil. A Reitoria pagou pelo mesmo a quantia de R$ 1,2 milhão.

No início deste mês, um grupo de professores da Ufopa entregou ao secretário de Educação Superior, Amaro Lins, um dossiê com as acusações contra o reitor José Seixas. Lins garantiu aos professores que mandaria ainda neste mês uma equipe do MEC para averiguar as denúncias. Disse, também, que seria pedida uma auditoria nas contas da Ufopa. 

Antes de assumir a Ufopa, José Seixa foi reitor indicado, durante a ditadura militar, da Universidade Federal do Pará. Depois assumiu cargos do Museu Emílio Goeldi e no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. “Em todos os lugares por onde passou, ele teve problemas com suas contas apontados pelo Tribunal de Contas da União. Mesmo assim, foi escolhido pelo ex-ministro Haddad para ser reitor pro-tempore da Ufopa”, critica o professor Aguinaldo Rodrigues Gomes, do programa de História e Geografia da Ufopa.

Assédio moral
O reitor também é acusado pelos professores da instituição de fazer moral contra aqueles que denunciam as irregularidades. O caso mais emblemático foi o do professor Gilson Costa, que teve de responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Como não foi possível ser comprovado nada no PAD, o reitor transferiu o professor para a UFPA, mesmo sem este ter solicitada a transferência.

As denúncias contra José Seixas também foram feitas ao Ministério Público Federal em Santarém, que ficou de instruir uma representação e encaminhar o caso à Polícia Federal. 

 FONTE: ANDES-SN

terça-feira, 19 de junho de 2012

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES DA UFOPA


A Diretoria da SINDUFOPA convoca todos(as) os(as) docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará  - UFOPA -  para uma Assembleia Geral com a seguinte pauta:

1) Informes;
2) Avaliação da greve;
3) Encaminhamentos;
4) O que ocorrer.

Data: 20/06/2012 (quarta-feira)
Local: Campus Tapajós
Horário: 16h

ATENÇÃO PROFESSORES (AS): na última assembleia (13/06) ficou aprovado que ocorrerão assembleias semanais durante a greve 
(toda quarta-feira, 16h).
Respeitosamente,
DIRETORIA DA SINDUFOPA
Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará

ATO “Nosso Rio é Aqui”!

Está acontecendo no Rio de Janeiro a Cúpula dos Povos, osrganizada pela sociedade civil contra a mercantilização da vida e em favor da Mãe Natureza e dos seres humanos, com justiça social e ambiental.
E aqui, convidamos todos ao ato público em defesa do Rio Tapajós, dia 20 de junho (quarta-feira), denominado “O Nosso Rio é AQUI”, em defesa do nsso Tapajós, com concentração às 18h00 na praça São Sebastião.
Venha de Azul, a cor do rio!

PROGRAMAÇÃO:
18h – Concentração na Praça São Sebastião: Benção da Mãe Terra
18h30 – Dança da Pastoral do Menor
19h – Caminhada até o Trapiche da Orla, com distribuição de panfletos
19h30 – Teatro sobre as águas (Casa Brasil)
20h – Apresentação de Capoeira



Promoção: Movimento Social Organizado (GDA, CEAPAC, CITA, GCI, AOMT-BAM, FAMCOS, FOQS, Frades Franciscanos).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Governo cancela novamente reunião com professores federais em greve


Mesmo após ter se comprometido em apresentar nesta semana uma proposta para a reestruturação da carreira dos professores federais, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, entrou em contato, por telefone, com a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa, na manhã desta segunda-feira (18) para cancelar a reunião agendada para amanhã, 19.

O encontro desta terça-feira (19) foi marcado durante a última reunião entre o ANDES-SN, representantes do governo e de demais setores da educação, ocorrida no dia 12.

O secretário da SRT/MP argumentou que não houve condições de organizar uma reunião com toda a equipe do governo para que fossem discutidas as propostas e seus impactos financeiros para 2013. 

Ainda acrescentou que, em função da Rio+20, há dificuldade de reunir, nesta semana, os representantes de diferentes esferas do governo como, por exemplo, o Ministério da Fazenda.

Mendonça terminou dizendo que a reunião deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não era possível indicar uma data. 

A presidente do ANDES-SN solicitou que a suspensão da reunião, determinada pelo governo, fosse oficializada ao Sindicato Nacional por escrito (veja aqui).Marina argumentou que tal atitude irá gerar uma reação na base porque “mais uma vez o governo não cumpre os prazos por ele mesmo anunciados”.

“A reunião do Comando Nacional de Greve irá avaliar o quadro e definir seus passos nacionais. Aguardamos agora a convocação para a próxima reunião. A responsabilidade está com o governo”, acrescentou.

O CNG realizará um ato amanhã, a partir das 9 horas, em frente ao anexo C do Ministério do Planejamento. As atividades de vigília, já indicadas pela base para acontecer amanhã, durante a reunião, por todo o país, serão transformadas em manifestações de protesto dos professores em greve, contra mais um descumprimento de prazo por parte do governo.

Fonte: ANDES-SN

Deliberações da Assembléia Docente sobre PARFOR e a reposição das aulas na UFOPA


A Assembléia Docente realizada no dia 13 de Junho de 2012 tomou posição sobre a participação de docentes da UFOPA nas atividades do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) e a reposição de aulas ao fim da Greve Nacional e Local: 

1- Os docentes da UFOPA que aderiram ou não à greve nacional tem plena liberdade de escolher sobre sua lotação/participação nas atividades dos cursos especiais emergenciais de formação inicial, na modalidade presencial do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), inclusive já pré-determinada no mês de Maio pelo ICED e CFI, antes do início da greve. Legalmente pela resolução CD/FNDE Nº 13 DE 20 DE MAIO DE 2010 no Art. 4 inciso IV alínea g que: a lotação dos coordenadores e professores-pesquisadores participantes dos cursos do PARFOR deve ser encaminhada oficialmente à Coordenação Geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação de Docentes da Educação Básica (CGDOC/DEB/CAPES), 30 (trinta) dias antes do início de cada semestre letivo. Ou seja, qualquer tentativa de substituição dos professores neste momento que lutam pelas pautas nacionais e locais, entre elas a melhoria das condições de trabalho, reestruturação da carreira e democracia na UFOPA, não deve ser aceito e ao mesmo tempo deve ser tratado como retaliação política e assédio moral aos que aderiram à greve nacional, passível de questionamento administrativo e judicial, contrapondo as demais IFES que mantém o PARFOR continuamente sem nenhuma alteração na programação mesmo com a greve;

2- Nos últimos dias foram divulgadas duas notas (Reitoria e PROEN) a respeito da reposição das aulas dos cursos regulares. Esta deliberação não é atribuição unilateral da Pró-reitoria de Ensino de Graduação ou da Reitoria. Entendemos que o calendário de reposição será elaborado e pactuado pelos membros representantes das unidades e subunidades acadêmicas, representantes das categorias, Comando Local de Greve e homologado pelo CONSUN. Procedimento padrão em todas as greves nacionais anteriores e qualquer tentativa de decisão prévia por parte da Administração Superior Pró-tempore é passível de questionamento administrativo e judicial. Vale ressaltar que embora se disponibilizando em participar do PARFOR, a categoria docente se compromete em garantir a reposição dos conteúdos para os cursos regulares não ministrados durante a greve;

3- A categoria docente não aceitará qualquer tipo de intimidação e assédio moral que venha de encontro ao direito de greve dos docentes e qualquer tipo de deliberação a respeito de reposição de qualquer componente curricular de forma antecipada ao fim da greve, que possa porventura inviabilizar a participação do docente no PARFOR na etapa julho/2012.

ASSEMBLÉIA DOCENTE 

Audiência Pública sobre a UFOPA em Brasília!


A luta da comunidade acadêmica da UFOPA tem ganhado cada vez mais repercussão e espaço nos debates locais e nacionais. Depois da participação de representantes do movimento grevista da UFOPA  na Marcha pela educação em Brasília no dia 05 de junho, as nossas pautas de reivindicação ganharam ainda mais força.
Como resposta às nossas firmes denúncias e reivindicação, a  Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional   (CAINDR), do Governo Federal, realizará em Brasília uma Audiência Pública no Plenário 11 da Câmara de Vereadores Federais para discutir o processo de implantação da UFOPA.
A Audiência, intitulada “Implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA), terá início as 14h00 do dia 26 de junho e contará com a participação de representantes do movimento grevista da UFOPA como expositores.


Esse é, com certeza, mais um passo importante na nossa luta por uma educação de qualidade para a população do Oeste do Pará! A Luta continua!

AUDIÊNCIA PÚBLICA “IMPLANTAÇÂO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA”
Data: 26 de junho
Local: Brasília / Câmara dos Deputados Federais, Plenário 11
Horário: 14h00

Atividades de Greve dos Técnicos Administrativos


Convidamos a todos os colegas técnico-administrativos e comunidade acadêmica em geral a participarem das atividades da greve, que ocorrerão na próxima semana. Estão incluídas atividades recreativas para toda a família e de mobilização para categoria:

Segunda-feira  18-06-2012
9h às 10h - Reunião Ampliada do Comando de Greve.
10h - Oficina de produção de faixas, camisetas e filipetas.
Local - Barraca da Greve - Bosque - Campus Tapajós

Terça-feira 19-06-2012
9h - Agitação - Mobilização para atividade lúdica de quarta-feira e a Assembleia Geral - quinta-feira.
Local 1 - Barraca da Greve - Bosque - Campus Tapajós
Local 2 - Campus Rondon

Quarta-feira 20-06-2012
15h - Atividade Lúdica – Jogos (tabuleiro, eletrônicos, etc;), Karaokê e Comidas Típicas.
Local - Barraca da Greve - Bosque - Campus Tapajós

Quinta- feira 21-06-2012
9h - Assembleia Geral
Local - Barraca da Greve - Bosque - Campus Tapajós

Sexta-feira 22-06-2012 - Feriado

Ressaltamos, que as atividades são destinadas a todos os técnicos, bem como as assembleias não tratam somente da pauta de greve, sendo abertas à participação de todos independente de adesão ao movimento. As convocações específicas serão encaminhadas na próxima semana.

Aguardamos vocês!

Fonte: SINFITIFES, Seção Sindical UFOPA
Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

sábado, 16 de junho de 2012

Debate sobre Modelo Acadêmico da UFOPA


O modelo acadêmico vigente na Universidade foi imposto sem a discussão adequada com a população de Santarém e região e, pior ainda, ignorando as demandas e necessidades locais. A sociedade civil não teve oportunidade de opinar e debater que tipo de Universidade queria durante o processo de formatação inicial da UFOPA e, depois de instalada o debate tornou-se ainda mais difícil devido o autoritarismo de Seixas Lourenço e sua administração como um todo.
Nesses quase três anos de existência, a UFOPA já acumula um triste histórico de abusos de poder, assédio moral, perseguição política, ausência de democracia interna e irregularidades administrativas. A comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada têm suas demandas ignoradas e sofrem retaliação por parte da administração superior quando criticam suas imposições e autoritarismo. Quando se trata do novo modelo acadêmico e do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) essa blindagem antidemocrática se torna ainda mais perceptível, minando totalmente qualquer possibilidade de debate, críticas e contribuições.
Por esse motivo, os comandos de greve docente e estudantil convidam toda a comunidade acadêmica e população em geral para contribuir conosco em um verdadeiro debate sobre o modelo acadêmico e a forma de ingresso de estudantes na instituição que terá início no dia 21/06, no auditório do campus Rondon.


DEBATE SOBRE MODELO ACADÊMICO 
E INGRESSO NA UFOPA

No Auditório do Campus Rondon
Data: 21 de junho
Horário: 16h00







Estamos abertos para recebimento de propostas para enriquecer o nosso debate. Qualquer pessoa, da comunidade acadêmica ou externa, pode enviar contribuições para iniciarmos o debate. Essas contribuições serão disponibilizadas aqui no Blog da Greve para que todos possam ter acesso e no decorrer dos debates iremos construindo coletivamente uma proposta de modelo acadêmico que seja a nossa cara!

Disponibilizamos para conhecimento e avaliação de todos a contribuição do Prof. João Tristan Vargas, do CFI : “A prova do IDA, o CFI e o acesso aos outros institutos – proposta para mudança”